O Pix é o nome do novo meio de pagamento eletrônico do Brasil, anunciado pelo Banco Central, no dia 19 de fevereiro, e que entra em vigor ainda em 2020.
Ele promete revolucionar a forma como usamos os meios de pagamento porque promete a compensação de transferências de forma instantânea e em todos os dias da semana. Isso mesmo, em breve, TED, DOC e horário limite para transferência serão coisa do passado.
O que muda?
Atualmente, são 2 as possibilidades que temos para a movimentação de dinheiro entre pessoas com contas em instituições diferentes:
- TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado a outra instituição será creditado na conta de destino até as 17 horas daquele mesmo dia; não existe valor mínimo a ser transferido e valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados;
- DOC (Documento de Ordem de Crédito): o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após às 22h; além disso, o valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$ 4.999,99.
- TED e DOC funcionam somente em dias úteis.
Em relação à pagamentos, eles podem ser feitos por boletos ou, presencialmente, usando o cartão de débito. No caso do boleto, também existem restrições de dias para fazer o pagamento e de usos e, para quem o emite, existe um custo. O Pix será uma alternativa a esses meios de pagamento já existentes.
Mas, e com o Pix?
Segundo o Banco Central, além da agilidade, esse novo meio de pagamento trará mais facilidade anas transações, que poderão ser feitas a partir de leituras de QR Code ou com as chaves do usuário, que poderão ser o celular, e-mail, CPF ou CNPJ.
Serviço inovador possibilitará que o dinheiro vá de uma conta para outra em poucos segundos, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, inclusive entre contas de diferentes instituições.
Quem está ansioso para testar? Com a Conta Sabank, você tem acesso ao Pix e muito mais. Crie a sua.